Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil (Guiding activity and psychic neoformations: contributions of Historical-Cultural Psychology for developmental teaching in Early Childhood Education)

Autores/as

  • Giselle Modé Magalhães Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.354

Palabras clave:

Atividade-guia. Neoformações. Ensino desenvolvente.

Resumen

Partindo da compreensão histórico-cultural de psiquismo, a qual apresenta a categoria atividade como representante da totalidade individual, apresentamos neste artigo os conceitos de atividade, atividade-guia e neoformações psíquicas, os quais são imprescindíveis para que o professor de educação infantil compreenda o desenvolvimento humano. Num segundo momento, adentramos aos três primeiros períodos do desenvolvimento infantil, descrevendo as atividades-guia e as respectivas neoformações psíquicas esperadas em cada período, quais sejam: primeiro ano de vida / comunicação emocional direta com o adulto / percepção-afecção-ação; primeira infância / atividade objetal-manipulatória / entrecruzamento da linguagem com o pensamento; idade pré-escolar / jogo de papéis / voluntariedade. A compreensão deste processo de desenvolvimento na infância permite que o professor planeje tarefas escolares que incidam nas atividades-guia e, assim, atue conforme os pressupostos vigotskianos do ensino desenvolvente.

Biografía del autor/a

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Pesquisadora no NEEVY - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vygostki.

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

Magalhães, G. M. (2019). Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil (Guiding activity and psychic neoformations: contributions of Historical-Cultural Psychology for developmental teaching in Early Childhood Education). Crítica Educativa, 4(2), 275–286. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.354