O compromisso da educação escolar com o mundo comum: reflexões a partir de Hannah Arendt e Edgar Morin (The commitment to school education with the common world: reflections from Hannah Arendt and Edgar Morin)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.326Palabras clave:
Educação Escolar. Transdisciplinaridade. Mundo Comum.Resumen
O presente artigo, de cunho bibliográfico, busca tematizar o compromisso da educação escolar com o mundo comum à luz de Hannah Arendt e Edgar Morin. Indagamo-nos se pode haver um compromisso da educação escolar com o mundo comum no momento em que assistimos e experienciamos ao desmantelamento desse espaço comum e o constante descaso para com a educação das novas gerações? No primeiro momento, as análises arendtianas permitem considerar que não podemos nos isentar da responsabilidade pelo mundo, nem pelos recém-chegados e sua educação. Por conseguinte, nas obras de Morin encontramos pistas para pensarmos a transdisciplinaridade como um desafio que a globalidade coloca sobre o tempo presente, em que a instituição escolar seja capaz de produzir conhecimentos pertinentes. O momento clama para uma nova subjetividade na educação, em que a escola e o professor sejam sujeitos da ação, comprometidos com o mundo comum e as gerações vindouras, só assim poderemos reestabelecer os vínculos com este mundo.
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