Ensino por Investigação: um estudo com professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização (Scientific Inquiry Teaching: a study with teachers of Early Childhood Education and Literacy Cycle)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.321Palabras clave:
Investigação. Prática de docentes. Práticas investigativas.Resumen
Pensando na investigação como uma possível estratégia de ensino a ser utilizada por professores em sala de aula, este estudo objetivou averiguar sobre as práticas docentes em sala de aula quanto à utilização da investigação para e com as crianças. Este estudo seguiu uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados seis professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, a qual foi gravada e transcrita para posterior análise. A entrevista seguiu um roteiro com três questões abertas, com o objetivo de averiguar o que era para eles investigar; como o trabalho a partir da investigação se apresentava no cotidiano de suas ações junto às crianças; e, como a escola oportunizava o trabalho com a investigação nos diferentes níveis de ensino. Para a análise dos dados, utilizou-se uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2012). Como resultados, evidenciou-se que os professores procuram fazer uso dessa estratégia em sala de aula, o que auxilia na promoção da autonomia do estudante, possibilitando que as crianças possam ser promotoras dos seus processos de ensino e de aprendizagem.
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