O movimento Escola sem Partido e a “escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine (The Movement Nonpartisan School and "school with religion" - approaches from the Star Trek: Deep Nine series)

Autores/as

  • EDUARDO PACHECO FREITAS Rede Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.305

Palabras clave:

Liberdade de ensinar. Ensino laico. Star Trek, Deep Space Nine.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP) que, ao defender que os professores na verdade se tratam de doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação destes em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o projeto ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza a segunda. Por fim, utilizamos um episódio da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.

Biografía del autor/a

EDUARDO PACHECO FREITAS, Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciado e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da rede estadual do Rio Grande do Sul. E-mail: eduardo.freitas.001@acad.pucrs.br

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

FREITAS, E. P. (2019). O movimento Escola sem Partido e a “escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine (The Movement Nonpartisan School and "school with religion" - approaches from the Star Trek: Deep Nine series). Crítica Educativa, 4(2), 215–231. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.305