A prática pedagógica alfabetizadora após formação pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (The literacy pedagogic practice after training by the National Pact of Literacy in the Right Age - PNAIC)

Autores/as

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Universidade Nove de Julho
  • Sueli Julioti

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.133

Palabras clave:

Práticas pedagógicas. Processo de alfabetização. Formação continuada de professores. Professores alfabetizadores. PNAIC.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir parte dos resultados da nossa pesquisa de mestrado defendida em novembro de 2016 sobre a prática pedagógica de docentes alfabetizadores que acontece em um espaço constituído dialogicamente, portanto, fomentador de reflexão a respeito das práxis, das concepções ideológicas e metodológicas. A ênfase do recorte apresentado recairá sobre as falas dos(as) professores(as), uma vez que apontam a forma como a prática pedagógica alfabetizadora ocorre no cotidiano escolar após a formação oferecida pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa conclui que é possível ocorrer a mudança da prática pedagógica, mas também é pertinente afirmar que uma proposta de formação continuada não pode, sozinha, proporcionar a reflexão para a possibilidade de mudança. Esta depende também das condições de trabalho dos professores e de seu compromisso com o processo de ensino e aprendizagem das crianças e, consequentemente, com o desenvolvimento da educação na sociedade.

Biografía del autor/a

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestre em Educação. Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Edcacionais na Universidade Nove de Julho (PROGEPE/Uninove). Editora dos Cadermos de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Pesquisadora financiada pelo CNPQ. O foco das minhas pesquisas esá voltado para as políticas e as práticas da Educação Infantil.

Sueli Julioti

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Gestão e Prática Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove), graduada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar e em Educação e Neurociências. Professora da educação básica da rede estadual de São Paulo desde 2002 e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de São Paulo desde 2015. 

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 867, de 4 jul. 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 jul. 2012, Seção 1, p. 22-23.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.458, de 14 dez. 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na forma do art. 2o, inciso I, da Portaria MEC no 867, de 4 jul. 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2012, Seção 1, p. 15.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 90, de 6 fev. 2013. Define o valor máximo das bolsas para os profissionais da educação participantes da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2012, Seção 1, p. 6.

BRASIL. Medida provisória nº 586, de 8 nov. 2012. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 nov. 2012, Seção 1, p. 1.

BRASIL. Lei nº 12.801, de 24 abr. 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e altera as Leis nos 5.537, de 21 nov. 1968, 8.405, de 9 jan. 1992, e 10.260, de 12 jul. 2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 abr. 2013, Seção 1, p. 1.

BRASIL. Lei nº 11.273, de 6 fev. 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 fev. 2006, Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CD/FNDE nº 4, de 27 fev. 2013. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 mar. 2013, Seção 1, p. 6.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2014.

MACEDO, L. de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed. 2005.

MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017.

MARQUES, M. O. A formação profissional da educação. Ijuí: Unijuí, 1998.

MORTATTI, M. do R. L. Um balanço crítico da "Década da Alfabetização" no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 15-34, abr. 2013.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 2002.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revisa de Educação & Pesquisa, São Paulo, FEUSP, v. 25, 1997, p. 11-20.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, P. de A. P. Direito fundamental à alfabetização. Universitas Jus, Brasília, DF, v. 23, n. 1, p. 41-52, jan.-jun. 2012.

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Publicado

2017-08-15

Cómo citar

Vercelli, L. de C. A., & Julioti, S. (2017). A prática pedagógica alfabetizadora após formação pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (The literacy pedagogic practice after training by the National Pact of Literacy in the Right Age - PNAIC). Crítica Educativa, 3(1), 34–49. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.133