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O objetivo do dossiê é reunir trabalhos que conjuntamente contribuam para produzir e comunicar memória a respeito de experiências que envolveram a formulação de políticas públicas e práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã. Pretende-se dar visibilidade às experiências que produziram conhecimento sobre a gestão de processos participativos e a criação de instrumentos de democratização do acesso à escola e ao conhecimento, em diferentes regiões do país ou produções internacionais análogas. Para submissão de trabalhos considerar, dentre outras possibilidades, as seguintes temáticas:
* Democracia Participativa: conceitos, experiências e referências de luta contra a mercantilização da educação e a favor de uma Escola Cidadã
* Escola Cidadã: legados e reinvenção
* Paulo Freire e a escola cidadã: experiências e produção de conhecimento
* Outras experiências de Educação Cidadã: identidades locais e enfrentamentos temáticos globais
* Glossário da Educação Cidadã: legados e reinvenção
Pretendemos ainda, com a organização deste trabalho, colaborar nesse espaço da revista Crítica Educativa, com o diálogo constante entre educação e democracia, em perspectiva cidadã e participativa e convidamos à contribuição com a seção inédita e especial para o presente dossiê denominada “Cartas Pedagógicas”, de acordo com as seguintes orientações: “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo.
Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã"- Cartas Pedagógicas
“Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista.
Cartas Pedagógicas
“Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista.
Dossie Modos de Narrar a Vida
O dossiê "Modos de narrar a vida", a ser publicado no v. 6 n. 2 (2021) da Revista Crítica Educativa da Universidade Federal de São Carlos, reunirá artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.
Prazo de submissão: 12 de dezembro/2021. Publicação: dezembro/2021 https://www.criticaeducativa.ufscar.br
Organização: Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama - UFSCar
Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi – UFRN| UNICID
Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa - UFSCar
Prof. Leandro Limoni de Campos Fonseca - UFSCarPrazo
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