SCIENTIFIC PRODUCTIONS ON GENDER VIOLENCE PREVENTION FOR SOCIAL TRANSFORMATION
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id627Abstract
This bibliographic research sought to investigate articles in journals, with a time frame of 2018 to 2022, based on the most cited productions on gender violence, with the intention of establishing a comparison between what is being produced worldwide with the research conducted by the Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) in Brazil. For this, we used the Web Of Science database and obtained a total of 13 national and international articles in the area of health and psychology. The results count with the description of each analyzed material, relating them to the theoretical bases and scientific productions of NIASE. We conclude that the phenomenon of gender violence that affects millions of cisgender and transgender women, children and girls, has been investigated mostly in a palliative perspective of violence, without demonstrations of effective actions in the prevention of gender violence. In view of this, NIASE brings some alternatives of preventive actions to overcome gender violence since childhood.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.