PARTICIPATORY DEMOCRACY AND CITIZEN EDUCATION: LEGACIES AND REINVENTION (OR TIMES TO HOPE)

Authors

  • Ana Lúcia de Freitas Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.
  • Antonio Fernando Gouvea da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Maria Walburga dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id488

Abstract

With the text Participatory Democracy and Citizen Education: legacies and reinvention(or Times to Hope) we present a dossier that has the prerogative to observe, record and communicate legacies and inventions arising from the experiences involving the terms, especially with regard to thought, actions and inspirations from Paulo Freire's work. It is an invitation to read and appreciate Pedagogical Letters and articles that at the threshold of the second decade of the 21st century find meaning in the collective and solidary construction, reinforcing that in the midst of challenges and adversities, it is possible to hope.

Author Biographies

Ana Lúcia de Freitas, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela PUCRS (2004) com Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University (2015). Atualmente morando em Paris, é professora pesquisadora visitante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Avaliação e Gestão da Educação (CNPq). Dedica-se ao projeto ?Cartas Pedagógicas e outros registros: legado e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outros autores autoras? por meio do qual revisita a tese da Pedagogia do Inédito-viável (2004), atualizando proposições metodológicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas. É autora dos livros Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001) e Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência (Méritos, 2014); coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013), Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro e curiosidade epistemológica. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, tendo exercido a função de coordenação geral do evento em duas edições e integrado a Comissão Coordenadora Estadual em diversas edições, além de exercer, nos últimos anos, a coordenação do eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras. Foi professora da Rede Estadual do RS e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED. Atuou como docente no UNILASALLE, na UERGS, na PUCRS, na FURG e na UNISINOS. No Unilasalle, integrou o Núcleo de Educação Popular, vinculada ao Projeto Sonho Possível que deu origem à Escola La Salle Sapucaia do Sul, organizada por ciclos de formação. Integrou a Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Participativa na UERGS. Integrou a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS e exerceu a Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Pedagogia. Na UNISINOS, integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Também integrou a Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa (CPAA). Possui graduação em Pedagogia pela FAPA (1991), com habilitação em Supervisão Escolar e mestrado em Educação pela PUCRS (1999).

Antonio Fernando Gouvea da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar). Realizou pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

Published

2020-12-31

How to Cite

de Freitas, A. L., Antonio Fernando Gouvea da Silva, & Maria Walburga dos Santos. (2020). PARTICIPATORY DEMOCRACY AND CITIZEN EDUCATION: LEGACIES AND REINVENTION (OR TIMES TO HOPE). Crítica Educativa, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id488

Issue

Section

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais