Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado (Teacher´s working in group: the concept revisited)

Authors

  • Adriana Alves Fernandes Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriana Varani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.105

Keywords:

Trabalho coletivo docente. Formação de professores. Condições de trabalho pedagógico.

Abstract

O presente texto objetiva, fundamentalmente, abordar reflexões sobre o conceito de trabalho coletivo docente, a partir do tratamento deste tema. A configuração da escritura na seguinte ordem - sobre o conceito de trabalho coletivo e posteriormente trabalho coletivo docente – favoreceu a análise do tema de modo problematizado para compreender seus diferentes arranjos na prática pedagógica, no interior da escola. O trabalho coletivo, na perspectiva aqui investigada, é entendido como uma atividade humana por natureza, fruto das interações e cooperação entre os sujeitos, além de ser um elemento que interfere na qualidade da ação pedagógica. Nesse sentido, a sua valorização está ligada à necessária reflexão sobre as condições materiais da ação do professor, bem como às características presentes no cotidiano e que o constitui.

Author Biographies

Adriana Alves Fernandes Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professsora Adjunta II na UFRRJ. Doutora em Educação 9 Unicamp)

Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

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Published

2017-08-15

How to Cite

Costa, A. A. F., & Varani, A. (2017). Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado (Teacher´s working in group: the concept revisited). Crítica Educativa, 3(1), 50–66. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.105