Luiz Carlos de Freitas: “A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro”

Autores

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Adriana Varani Unicamp
  • Tiago Cesar Domingues UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.79

Palavras-chave:

Luiz Carlos de Freitas. Organização do trabalho pedagógico.

Resumo

Entrevista realizada com Luiz Carlos de Freitas, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED), que visou a conhecer a concepção sobre a organização do trabalho pedagógico, orientada pelo materialismo histórico-dialético. No diálogo guiado pela metodologia da entrevista semiestruturada, Freitas apresentou posicionamentos sobre os teóricos russos e os caminhos da educação na revolução de 1917, a visão sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, o lugar do trabalho na organização escolar, os estudos no campo das teorias pedagógicas, a militância junto ao MST, a teses liberais das políticas educacionais dos "reformadores empresariais" e a discussão sobre a avaliação.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

Adriana Varani, Unicamp

Graduada em Pedagogia, com doutorado em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde atua como docente na Faculdade de Educação.

Tiago Cesar Domingues, UFSCar

Graduado em Filosofia, mestrando no PPGEd-So (Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba) e professor  na ETC de Piedade.

Referências

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Martins, M. F., Varani, A., & Domingues, T. C. (2016). Luiz Carlos de Freitas: “A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro”. Crítica Educativa, 2(1), p.202–226. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.79