Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo

Autores

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Ana Paula Souza Brito PME Sorocaba
  • Debora Bergamini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Flávia Ginzel Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Caio Rennó José

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70

Palavras-chave:

Educação. Democracia. Plano Municipal de Educação. Fórum Popular de Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central realizar uma discussão em torno do jogo de força entre a regulação e a emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação na cidade de Sorocaba. Mobilizados por um cenário político no qual forças conservadoras colocam em risco a nossa jovem democracia, buscamos discutir, à luz da perspectiva freireana, as possibilidades que nascem a partir de movimentos de participação democrática, tendo como foco de nosso estudo a emergência do Fórum Popular de Educação de Sorocaba. Através da análise do processo antidemocrático conduzido pelo executivo municipal e pelo Conselho Municipal de Educação durante a elaboração do Plano, identificamos que mesmo em um momento político marcado pelo autoritarismo e pela falta de diálogo, surgem forças contra-hegemônicas capazes não somente de resistir, mas de criar novas formas de participação, como a experiência cristalizada na constituição do Fórum Popular de Educação.

Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba). Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo - (1988). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS - UFSCar - Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP - Rio Claro - SP). Realiza trabalhos de ensino pesquisa e extensão vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, política e processos de subjetivação, Educação e Cultura Popular; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Ferreira, D. de F., Corrochano, M. C., Brito, A. P. S., Bergamini, D., Ginzel, F., & José, C. R. (2016). Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo. Crítica Educativa, 2(1), p.79–95. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais