TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id562Resumo
Tecemos nesse texto uma reflexão teórica-bibliográfica articulada com nossas experiências na docência do Ensino Superior, como professores formadores em cursos de licenciaturas em instituições públicas e privadas na Cidade de Caxias-MA. Os objetivos buscam: compreender como se tece uma epistemologia da formação por meio da escrita narrativa nos cursos de licenciaturas, bem como refletir acerca das contribuições que as narrativas de formação inicial docente trazem no processo de aprender e ensinar no Ensino Superior. Problematizamos: Quais contribuições a escrita narrativa traz para a tessitura de uma epistemologia da formação na docência universitária? Como perspectiva teóricoepistemológica nos pautamos em autores da abordagem narrativa (auto)biográfica como: Dominicé (2012), Josso (2010), Bragança (2012; 2018), Passeggi (2011), Zabalza (2004), e outros. Os resultados elucidam que as escritas narrativas ou que emergem em outros dispositivos representam uma potencialidade formadora de transformações plausíveis para os sujeitos que a praticam, e para quem a lê e reflete junto com o registro narrado. Portanto, a tessitura de uma pedagogia narrativa na docência universitária se torna fundamental à emancipação das consciências na sociedade que temos e que queremos construída democraticamente por quem acredita na possibilidade de mudanças pelas escritas de si na formação para a docência.
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