Avaliação da aprendizagem: educação especial na educação infantil

Autores

  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.56

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Avaliação. Educação Especial. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação para o planejamento do ensino ao público-alvo da educação especial na faixa etária de 0 a 6 anos de idade que frequentam as salas de recursos multifuncionais (SRM) do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, trouxemos a análise das narrativas de professores que participaram da pesquisa do Observatório Nacional em Educação Especial. Verificamos que o AEE para a criança pequena, indicada à educação especial, necessita ainda de um aporte teórico-metodológico que norteie as práticas pedagógicas direcionadas a essas crianças, com o propósito de garantir acesso à aprendizagem pela via da avaliação contínua e sistematizada desse processo.

Biografia do Autor

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada IV do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Diversidade e Práticas Educacionais. Atua na área de educação especial.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Victor, S. L. (2015). Avaliação da aprendizagem: educação especial na educação infantil. Crítica Educativa, 1(2), p.161–171. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.56

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais