NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA: UMA ABORDAGEM DE SI COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE PESQUISADORAS EM FORMAÇÃO TECIDA NA COLCHA DE RETALHOS
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id558Resumo
O presente artigo é resultado dos estudos realizados no projeto Narrativa (auto) biográfica pictórica: representações sociais na experiência estética dos percursos formativos. Com foco no dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, desenvolvido por Berkenbrock-Rosito (2014), como proposta de formação do professor, gestor e pesquisador por meio das narrativas (auto)biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral. Assim, assume-se o conceito de estética em Schiller (2002), que reside na articulação entre o sensível e a razão, em Freire (2010), a estética como desenvolvimento da autonomia e emancipação. O conceito de Experiência Estética em Adorno (2000). Utiliza-se a metodologia Colcha de Retalhos (BERKENBROCK-ROSITO, 2014) para elaboração retalhos que compõem a história o percurso formativo de cada pesquisadora. Estas produções pictóricas são o objeto de análise deste estudo. A constituição da historicidade do pesquisador é de suma importância para um trabalho de pesquisa na abordagem qualitativa. Uma hermenêutica da narrativa (auto) biográfica permite ao pesquisador que ao narrar-se expresse o caráter histórico da tradição em sua visão de mundo. Nesta perspectiva, a historicidade das pesquisadoras é ampliada a partir do enfoque Hermenêutico, em Gadamer (2000, 2007), sobretudo, apresenta-se a arte de narrar na dimensão pictórica como uma possibilidade de um saber epistêmico, fazendo uso de diferentes linguagens: escrita, oral e pictórica.
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