RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS DE DOCENTES DA UFCG: TRILHAS DE APRENDIZAGENS EM PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA LÍNGUA DE SINAIS EM CAMPINA GRANDE-PB (1971-1996)

Autores

  • Shirley Barbosa das Neves Porto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Faculdade de Letras, Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Niédja Maria Ferreira de Lima Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Faculdade de Educação, Campina Grande, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id545

Resumo

No presente artigo tecemos fios do nosso itinerário de professoras e de pesquisadoras da área da educação de surdos e da Libras em uma universidade pública do interior da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A partir de um olhar retrospectivo para três pesquisas por nós desenvolvidas, trazemos “recordações-referências” (JOSSO, 2002) que nos constituem como professoras, pesquisadoras e narradoras desse processo.  A primeira dessas pesquisas, iniciada em 2015 e ainda em andamento, busca investigar o percurso histórico da educação de surdos e da língua de sinais na cidade de Campina Grande-PB (1971 a 1996). As duas outras, já concluídas, vinculadas ao PIBIC-CNPq-UFCG (2016 e 2017), respectivamente, enfocaram a história da Libras em Campina Grande e foram desdobramentos da primeira. Apreciamos todo o processo à luz dos estudos (auto)biográficos em Educação. Assim,  esse  movimento de narrar que se entrelaça com histórias de vida dos surdos adultos nos permitiu olharmos para o processo de constituição da Libras em Campina Grande-PB, a partir de três momentos relevantes para a história da língua de sinais no município. O primeiro momento, de contato dos surdos campinenses, quando crianças, com as sinalizações de surdos recifenses; o segundo, de oportunização do convívio entre as crianças surdas da região em instituições para pessoas com deficiência criando o espaço de contato entre pares; e, por fim, o momento do contato dos surdos de Campina Grande, agora jovens, com surdos de outras regiões. As recordações-referências aqui narradas contribuem para a constituição do legado histórico dos surdos e da Libras e, acima de tudo, para o nosso exercício do ser-viver-estar professoras e pesquisadoras da área de educação de surdos e da Libras.

Biografia do Autor

Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Faculdade de Letras, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG.

Niédja Maria Ferreira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Faculdade de Educação, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós -doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Barbosa das Neves Porto, S., & Maria Ferreira de Lima, N. (2022). RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS DE DOCENTES DA UFCG: TRILHAS DE APRENDIZAGENS EM PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA LÍNGUA DE SINAIS EM CAMPINA GRANDE-PB (1971-1996). Crítica Educativa, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id545

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida