Implicações da política de educação especial na construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.53Palavras-chave:
Política de Educação Especial, Educação Inclusiva, Identidade docente.Resumo
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar as implicações da política de Educação Especial na constituição da identidade dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. Para tanto, inicialmente, adotamos uma perspectiva crítica e dialética para compreender o processo de construção da identidade profissional docente, partindo do reconhecimento que, embora esteja em constante transformação e seja resultante de opções pessoais, fundamentalmente, está condicionada ao seu contexto histórico e social. Na sequência, situamos a finalidade da Educação Especial e o papel do professor que atua nesta modalidade de ensino e por fim, discutimos as atuais diretrizes da política de Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), com destaque para a função do trabalho docente, apontando suas implicações na constituição da identidade dos profissionais que trabalham com alunos com deficiência. O texto conclui com a análise de que, diante do atual modelo de política de educação especial/educação inclusiva, na qual a educação é interpretada em termos de equalização social, cabe a política inclusiva mobilizar um conjunto de competências e habilidades aos profissionais que atuam neste segmento de modo idealista e discuPolítica de Educação Especial; Educação Inclusiva; Identidade docente.rsiva, contribuindo para um sentimento de desvalorização e de perda de identidade profissional.
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