DOSSIÊ DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO CIDADÃ: LEGADOS E REINVENÇÃO (OU TEMPOS PARA ESPERANÇAR)

Autores

  • Ana Lúcia de Freitas Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.
  • Antonio Fernando Gouvea da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Maria Walburga dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id488

Resumo

Com o texto Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção (ou Tempos para Esperançar) apresentamos dossiê que tem prerrogativa de observar, registrar e comunicar legados e invenções advindos das experiências que envolvem os termos, principalmente no que diz ao respeito ao pensamento, ações e inspirações advindas da obra de Paulo Freire. É um convite à leitura e apreciação de Cartas Pedagógicas e artigos que no limiar da segunda década do século XXI encontram sentido na construção coletiva e solidária, reforçando que em meio a desafios e adversidades, é possível esperançar.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Freitas, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Educação, Jaguarão, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela PUCRS (2004) com Pós-Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University (2015). Atualmente morando em Paris, é professora pesquisadora visitante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Avaliação e Gestão da Educação (CNPq). Dedica-se ao projeto ?Cartas Pedagógicas e outros registros: legado e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outros autores autoras? por meio do qual revisita a tese da Pedagogia do Inédito-viável (2004), atualizando proposições metodológicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas. É autora dos livros Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores (EDIPUCRS, 2001) e Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência (Méritos, 2014); coautora e organizadora dos livros Paulo Freire em diálogo com outros autores/as (Méritos, 2013), Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada (Redes, 2009), entre outros; autora de vários verbetes no Dicionário Paulo Freire, entre eles, registro e curiosidade epistemológica. Participou, de forma continuada, por mais de vinte anos do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, tendo exercido a função de coordenação geral do evento em duas edições e integrado a Comissão Coordenadora Estadual em diversas edições, além de exercer, nos últimos anos, a coordenação do eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras. Foi professora da Rede Estadual do RS e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhando também como assessora pedagógica da SMED. Atuou como docente no UNILASALLE, na UERGS, na PUCRS, na FURG e na UNISINOS. No Unilasalle, integrou o Núcleo de Educação Popular, vinculada ao Projeto Sonho Possível que deu origem à Escola La Salle Sapucaia do Sul, organizada por ciclos de formação. Integrou a Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Participativa na UERGS. Integrou a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS e exerceu a Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Curso de Pedagogia. Na UNISINOS, integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Também integrou a Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa (CPAA). Possui graduação em Pedagogia pela FAPA (1991), com habilitação em Supervisão Escolar e mestrado em Educação pela PUCRS (1999).

Antonio Fernando Gouvea da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar). Realizou pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Freitas, A. L., Antonio Fernando Gouvea da Silva, & Maria Walburga dos Santos. (2020). DOSSIÊ DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO CIDADÃ: LEGADOS E REINVENÇÃO (OU TEMPOS PARA ESPERANÇAR). Crítica Educativa, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id488

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais