A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS COM CRIANÇAS
ASPECTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id442Palavras-chave:
Pesquisa com crianças, Estudos da criança, Docência, Educação infantilResumo
Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo discutir e, ao mesmo tempo, ser propositivo no sentido de apresentar tendências teóricas e metodológicas do campo aberto pelos Estudos da Criança e que podem contribuir para a docência na educação infantil por meio das possibilidades apontadas pelas pesquisas com crianças. A partir das contribuições do campo das pesquisas com crianças vemos que no cotidiano da educação infantil também podemos utilizar diversas formas de considerar as culturas infantis, de compreendê-las e de registrar as manifestações que as crianças apresentam principalmente por meio do brincar. As pesquisas com crianças nos apontam que a proposição de atividades que não se pautam exclusivamente no uso da linguagem oral e escrita pode se caracterizar como um meio alternativo por meio dos usos da arte possibilitar que as crianças expressem suas ideias e opiniões.
Referências
CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
________________. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. In: Revista Educação & Sociedade. N. 91. Vol. 26. Mai/ago. 2005. p.443-464.
FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora. 2002.
JAMES, Allison & JAMES, Adrian L. Constructing Childhood: theory, policy and social practice. New York: Palgrave Macmillan. 2004.
KISHIMOTO, Tizuko M. Pedagogia e a formação de professores (as) de Educação Infantil. In: Pró-Posições, v. 16, n.3 (48) – set/dez. 2005. p.181-193.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LANSDOWN, Gerison. Promoting chidren’s participation in democratic decision-making. Italy: Arti Grafiche Ticci. February. 2001.
MELLO, Suely A. & FARIA, Ana Lúcia G. (orgs). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. p.57-84.
MÜLLER, F. & SALGADO, M. M. A participação das crianças nos estudos da infância e as possibilidades da etnografia sensorial. Currículo sem Fronteiras. v.15, n. 1. Jan/abr. 2015. p. 107-126.
MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. In: Revista Educação & Sociedade. N. 91. Vol. 26. Mai/ago. 2005. p.391-404.
PLAISANCE, E. Para uma sociologia da pequena infância. In: Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 86. 2004. p.221-241.
SARMENTO, Manuel J. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. In: Revista Educação & Sociedade. N. 91. Vol. 26. Mai/ago. 2005. p.361-378.
SARMENTO, M. J., FERNANDES, N., & TOMÁS, C. Políticas Públicas e Participação Infantil. In: Revista Educação, Sociedade & Culturas. n.25. 2007. p.183-206.
SIROTA, R. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. In: Cadernos de Pesquisa, no 112. 2001. p. 07-31.
TISDALL, E. K. M. The transformation of participation? Exploring the potencial of ‘transformative participation’ for theory and practice around children and young people’s participation. Global Studies of Children. Volume 3. Number 2. 2013. p. 183-193.
TOMÁS, C. “Participação não tem idade”: participação das crianças e cidadania da infância. Contexto & Educação. Ano 22. no 78. jul/dez. 2007. p. 45-68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.