A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS COM CRIANÇAS

ASPECTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id442

Palavras-chave:

Pesquisa com crianças, Estudos da criança, Docência, Educação infantil

Resumo

Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo discutir e, ao mesmo tempo, ser propositivo no sentido de apresentar tendências teóricas e metodológicas do campo aberto pelos Estudos da Criança e que podem contribuir para a docência na educação infantil por meio das possibilidades apontadas pelas pesquisas com crianças. A partir das contribuições do campo das pesquisas com crianças vemos que no cotidiano da educação infantil também podemos utilizar diversas formas de considerar as culturas infantis, de compreendê-las e de registrar as manifestações que as crianças apresentam principalmente por meio do brincar. As pesquisas com crianças nos apontam que a proposição de atividades que não se pautam exclusivamente no uso da linguagem oral e escrita pode se caracterizar como um meio alternativo por meio dos usos da arte possibilitar que as crianças expressem suas ideias e opiniões.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutoramento no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (UMinho/PT). Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Alfenas – MG/Brasil.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Oliveira, F. de. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS COM CRIANÇAS: ASPECTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Crítica Educativa, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id442

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais