Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências em escolas do campo no município de Timon - MA (Assessment of learning in science teaching in rural schools in the city of Timon - MA)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.423Resumo
O objetivo geral desse estudo foi conhecer as dificuldades apontadas por professores de Ciências Naturais de escolas do campo nos processos de avaliação da aprendizagem. Especificamente, objetivou caracterizar as práticas de avaliação da aprendizagem nas escolas de campo e identificar as dificuldades citadas pelos professores na avaliação dos estudantes. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. O cenário da investigação constituiu-se de três escolas do campo, situadas em comunidades rurais do município de Timon (MA). Os interlocutores foram quatro professores de Ciências Naturais, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os resultados apontam que as principais dificuldades de avaliar os estudantes são: identificação dos níveis de aprendizagem de cada aluno, frustração dos docentes diante de resultados insatisfatórios e a prevalência de métodos tradicionais que incluem a prova escrita como principal instrumento, ainda utilizada como punição e pressão psicológica dos alunos. Dessa forma, é necessário que a Secretaria Municipal de Educação desenvolva processos formativos críticos e reflexivos, através dos quais, os professores reflitam sobre suas concepções de educação e avaliação e os interesses subjacentes as mesmas, desenvolvendo assim, novas práticas de avaliação fundamentadas numa perspectiva formativa e inclusiva.
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