Educação, cidadania regressiva e movimentos sociais regressivos: o MBL em questão (Education, regressive citizenship and regressive social movements: the MBL in question)

Autores

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.364

Palavras-chave:

Educação. Cidadania. Movimentos sociais. MBL – Movimento Brasil Livre.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou saber se há um conceito de cidadania que fundamenta as práxis educativas desenvolvidas pelos movimentos sociais. Tomou-se como objeto o MBL - Movimento Brasil Livre -, que foi investigado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A conclusão é de que as iniciativas educacionais desenvolvidas pelo MBL são orientadas por um conceito de cidadania regressiva, que o faz ser um movimento social também caracterizado como regressivo, termo empregado neste texto como antônimo de progressista.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Martins, M. F. (2019). Educação, cidadania regressiva e movimentos sociais regressivos: o MBL em questão (Education, regressive citizenship and regressive social movements: the MBL in question). Crítica Educativa, 4(2), 41–68. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.364

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais