Educação, cidadania regressiva e movimentos sociais regressivos: o MBL em questão (Education, regressive citizenship and regressive social movements: the MBL in question)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.364Palavras-chave:
Educação. Cidadania. Movimentos sociais. MBL – Movimento Brasil Livre.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou saber se há um conceito de cidadania que fundamenta as práxis educativas desenvolvidas pelos movimentos sociais. Tomou-se como objeto o MBL - Movimento Brasil Livre -, que foi investigado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A conclusão é de que as iniciativas educacionais desenvolvidas pelo MBL são orientadas por um conceito de cidadania regressiva, que o faz ser um movimento social também caracterizado como regressivo, termo empregado neste texto como antônimo de progressista.
Referências
ARISTÓTELES. A política. Trad. de Torrieri Guimarães. São Paulo: Hemus, 1966.
AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil e Estado no Brasil: da autonomia à interdependência política. Opinião Pública, Campinas, vol. 18, nº 2, novembro de 2012, p. 383-398. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a06v18n2.pdf>. Acesso em 03 abr. 2016.
BARBOSA, Jefferson Rodrigues. Movimento Brasil Livre (MBL)” e “Estudantes Pela Liberdade (EPL)”: ativismo político, think tanks e protestos da direita no Brasil contemporâneo. Anais do 41º Encontro anual da ANPOCS. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/41-encontro-anual-da-anpocs/gt-30/gt11-15/11078-movimento-brasil-livre-mbl-e-estudantes-pela-liberdade-epl-ativismo-politico-think-tanks-e-protestos-da-direita-no-brasil-contemporaneo/file. Acesso em: 20 nov. 2018.
BARBOSA, Jefferson Rodrigues. Movimentos sociais regressivos e potencialidades fascistizantes no Brasil contemporâneo. In: MARTINS, Marcos Francisco. Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
BURGOS, Raul. Sem glória, mas com certa pena: mais uma vez sobre o conceito de sociedade civil no Brasil. In: SCHERER-WARREN, Ilse e LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn (orgs.). Movimentos sociais e engajamento político: trajetórias e tendências analíticas. Florianópolis: UFSC, 2015, p. 161 a 233.
BEIRANGÊ, Henrique. MBL, heróis com pés de barro. Carta Capital. 20/06/2016. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/mbl-herois-com-pes-de-barro>. Acesso em: 12 nov. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.
BROWNI, Nicholas e SZEMANII, Imre. O que é multidão? Questões para Michel Hardt e Antonio Negri. Novos Estudos – CEBRAP, nº 75, São Paulo, julho de 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002006000200007>. Acesso em: 03 mar. 2013.
BRITO, Paulo Afonso Barbosa de. Educação e movimentos sociais. Ministério da Educação, boletim 03, abril de 2005. Disponível em: <https://www.academia.edu/8196998/Movimentos_sociais_aspectos_hist%C3%B3ricos_e_conceituais?auto=download>. Acesso em: 14 fev. 2012.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-estado Antiga. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1993.
CASIMIRO, Flávio Henrique Calheiros. A Nova Direita no Brasil: aparelhos de ação político-ideológica e atualização das estratégias de dominação burguesa (1980-2014). Tese (Doutorado em História Social), Universidade Federal Fluminense (UFF), 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel e CARDOSO, Gustavo (org.). A sociedade em rede: do conhecimento à Acção Política. Trad. de Tânia Soares. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006, p. 17 a 30. (Debates – Presidência da República). Disponível em: <http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf>. Acessado em: 20 set. 2013.
CHAUI, Marilena. As manifestações de junho de 2013 na cidade de São Paulo. Teoria e Debate. edição 113, 27 de junho de 2013. Disponível em: <http://www.teoriaedebate.org.br/materias/nacional/manifestacoes-de-junho-de-2013-na-cidade-de-sao-paulo?page=full>. Acessado em: 12 dez. 2014.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos; nº 250)
FARIA, Glauco; VELLEDA Luciano. Think Tanks - As bases e o 'habitat' da nova direita. RBA – Rede Brasil Atual, nº 128, 04/06/2017. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/128/as-bases-e-o-habitat-da-nova-direita>. Acesso em: 05 dez. 2018.
FERREIRA, Isabelle Azevedo. Movimento Brasil Livre (MBL): dinâmicas e repertório de ação coletiva na disputa por hegemonia. XXXI Congresso ALAS, Uruguai – 2017. Disponível em: <http://alas2017.easyplanners.info/opc/tl/2347_isabelle_azevedo_ferreira.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FRANQUES, Bruno Marcondes. Ecologias: sobre processos educativos livres e libertários em movimentos sociais pós-modernos. Dissertação de mestrado, PPGEd-So - Programa de Mestrado em Educação da UFSCar, Sorocaba-SP, 2014. Disponível em: <http://www.ppged.ufscar.br/mce/arquivo/pagina76/bruno.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Luiz Carlos de. Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n. 4 [78], p. 906-926, out./dez. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2018.
GALVÃO, A. Marxismo e movimentos sociais. Crítica marxista, n. 32. São Paulo: UNESP, 2011, p. 107-126.
GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 439-455, Set./Dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v21n54/03.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2016.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere – volume 1 – Antonio Gramsci: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. Edição e trad. de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere – volume 3 – Antonio Gramsci: Maquiavel; notas sobre o Estado e a política. Edição e trad. de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere – volume 1: 1926-1930 - Antonio Gramsci: Trad. de Luiz S. Henriques. Org.: Carlos N. Coutinho e Luiz S. Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GROPPO, Luís Antonio. Responsabilidade social empresarial e a mercantilização da solidariedade. Serviço social e Sociedade, Ano XXVIII, n. 91, 2007, p. 143-162. Disponível em: <http://unisal.br/hotsite/mostraderesponsabilidadesocial/wp-content/uploads/sites/11/2014/10/2007-A-Responsabilidade-Social-Empresarial-LUIS-A-GROPPO.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016.
HARVEY, David. Condição pós-moderna - uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. de Adail U. Sobral e Maria S. Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
INSPER. Home. 2018a. Disponível em: https://www.insper.edu.br/quem-somos/. Acesso em: 14 dez. 2018.
INSPER. Notícias – Verbete Draft: o que é um think tank. 2018b. Disponível em: <https://www.insper.edu.br/noticias/verbete-draft-o-que-e-think-tank/>. Acesso em: 14 dez. 2018.
JOÃO FILHO. MBL tira a máscara e entra firme na política partidária. The Intercept-Brasil. 27/08/2017. Disponível em: <https://theintercept.com/2017/08/27/mbl-tira-a-mascara-e-entra-firme-na-politica-partidaria/>. Acesso em: 09 dez. 2017.
KONDER, Leandro. O ‘idion’ e o ‘idiotes’. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p. 8, de 07/09/2002.
KRAWCZYK, Nora; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
LEFEBVRE, Henri. A “práxis”: a relação social como processo. In: MARTINS, José de Souza e FORACHI, Marialice Mencarini. Sociologia e sociedade – leituras de introdução. Rio de Janeiro, LTC, 2002, p. 147 a 159.
LÊNIN, V. L. Que fazer? São Paulo: Hucitec, 1986. (Coleção Pensamento Socialista)
LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o governo civil. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (Coleção Os pensadores; v. 9).
LUCENA, Eleonora; LUCENA, Rodolfo. Agentes externos provocaram uma "guerra híbrida" no Brasil, diz escritor. Brasil de Fato. 19/10/2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/10/19/agentes-externos-provocaram-uma-guerra-hibrida-no-brasil-diz-escritor/. Acesso em 24 nov. 2018.
MALFATTI, Selvino Antonio. Os Movimentos Sociais em Alain Touraine. Revista Estudos Filosóficos, nº 6/2011. UFSJ - São João del-Rei, p. 217-228. Disponível em: <http://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art13_rev6.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2016
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1967.
MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão. Campinas-SP: Autores Associados, 2000a. (Coleção Polêmicas de Nosso Tempo; v. 71)
MARTINS, Marcos Francisco. Uma “catarsis” no conceito de cidadania: do cidadão cliente à cidadania com valor ético-político. Phrónesis - Revista de Ética da Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Campinas, jul-dez de 2000b, vol. 2, nº 2, Campinas-SP: Puc-Campinas, 2000b, p. 106-118.
MARTINS, Marcos Francisco. Educação sócio-comunitária em construção. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, nº 28, p. 106 a 130, dezembro de 2007. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/28/art08_28.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2012.
MARTINS, Marcos Francisco. Sociedade civil e terceiro setor: apropriações indébitas do legado teórico-político de Gramsci. Revista de Filosofia - Aurora, Curitiba, v. 20, n. 26, p. 75-100, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/rf?dd1=1993&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 04 abr. 2016.
MARTINS, Marcos Francisco. Práxis e “catarsis” como referências avaliativas das ações educacionais das ONG´s, dos sindicatos e dos partidos políticos. Revista Avaliação, Sorocaba-SP, v. 16, nº 3, p. 533 a 558, novembro de 2011.
MARTINS, Marcos Francisco. La educación política a través de los movimientos sociales: notas sobre las protestas ocurridas en 2013 en Brasil. Revista Pasos. San José-Costa Rica, nº 161, out-dez.2013, p. 34 a 54. Disponível em: <http://www.deicr.org/pasos-no-161>. Acesso em: 01 abr. 2016.
MARTINS, Marcos Francisco. Apontamentos sobre o conservadorismo contemporâneo: os movimentos sociais e os eventos de multidão à luz de Gramsci. In: VARES, Sidnei Ferreira de e POLLI, José Renato. Democracia em tempos de conservadorismo. Jundiaí: Editora In House, 2016a, p. 133 a 156.
MARTINS, Marcos Francisco; MENDONÇA, Viviane Melo de. Formação e atuação dos militantes dos movimentos sociais. Revista Impulso, Piracicaba-SP, nº 20 (49), janeiro a junho de 2010.
MARTINS, Marcos Francisco. GROPPO, Luís Antonio. Sociedade civil e educação: fundamentos e tramas. Campinas-SP: Autores Associados; Americana-SP: Unisal, 2010. (Col. Educação contemporânea)
MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3 (66), p. 131-148, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n3/10.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2018.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Trad. de Maria Lúcia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
MBL – Movimento Brasil Livre. Propostas Aprovadas no Primeiro Congresso Nacional do Movimento Brasil livre em novembro de 2015. 2015a. Disponível em: <http://mbl.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2017/05/propostas-mbl.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
MBL – Movimento Brasil Livre. Manual de Instruções para Filiais Municipais. 2015b. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/277263728/Manual-de-Filiais-do-MBL?fbclid=IwAR2mEcr21uKZjsRzLuW-I410-Do7axq3Z8_mXRKIU8t25crlmlRZiM_Wue0>. Acesso em: 10 nov. 2018.
MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os movimentos sociais? Lua Nova, nº 17, São Paulo, junho de 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n17/a04n17.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2016.
MILLENIUM, Instituto. O que significa um think tank no Brasil de hoje. 2018. Disponível em: <https://www.institutomillenium.org.br/artigos/o-que-significa-um-think-tank-no-brasil-de-hoje/>. Acesso em: 14 dez. 2018.
MONTAÑO, Carlos. Das “lógicas do Estado” às “lógicas da sociedade civil”: Estado e “terceiro setor” em questão. In: Revista Serviço Social & Sociedade, n. 59, ano XX, março-1999, p. 47-79.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e a questão social – crítica ao padrão emergente de intervenção social. 3ª edição. São Paulo, Cortez, 2005.
MONTEIRO, Paulo Cezar. Black Bloc: “Fazemos o que os outros não têm coragem de fazer”. Revista Fórum. 20/08/2013. Disponível em: <http://revistaforum.com.br/blog/2013/08/black-bloc-fazemos-o-que-os-outros-nao-tem-coragem-de-fazer/>. Acesso em: 20 set. 2013.
OLIVEIRA, Diego Batista Rodrigues de. Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua: uma análise marxista dos “movimentos sociais” de direita no atual contexto brasileiro. Anais do 9º Colóquio Marx e Engels, 2018. Disponível em: <https://anais9coloquiomarxengels.files.wordpress.com/2018/07/movimento-brasil-livre-e-vem-pra-rua-uma-anc3a1lise-marxista-dos-movimentos-sociais-de-direita-no-atual-contexto-brasileiro-diego-b-rodrigues.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2018.
PHILLIPS, Dom. Brazil's right on the rise as anger grows over scandal and corruption. The Guardian. 26/07/2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2017/jul/26/brazil-rightwing-dilma-rousseff-lula>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PICOLOTTO, Everton Lazzareth. Movimentos sociais: abordagens clássicas e contemporâneas. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano I, edição 2, Nov.2007, p. 156 a 177. Disponível em: <http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline/article/viewFile/358/332>. Acesso em: 23 ago. 2010.
PORTO, Tadeu. Dez fatos que mostram que o MBL, do Kim Kataguiri, é aliado do Eduardo Cunha. O Cafezinho. 06/05/2016. Disponível em: <https://www.ocafezinho.com/2016/05/06/dez-fatos-que-mostram-que-o-mbl-do-kim-kataguiri-e-aliado-do-eduardo-cunha/>. Acesso em: 14 dez. 2018.
PÚBLICA - Agência de Jornalismo Investigativo. A nova roupa da direita. 23 de junho de 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018
LUXEMBURGO, Rosa. Greve de massas, partido e sindicato, São Paulo: Kairós, s/d.
SAES, Décio A. M. de. Cidadania e capitalismo: uma crítica à concepção liberal de cidadania. Crítica Marxista, nº 16, São Paulo: Boitempo Editorial, março de 2003, p. 09 a 38.
SADER, Emir (org.) Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de janeiro, Paz e Terra, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Subjetividade, cidadania e emancipação. Revista crítica de ciências sociais, n. 32, junho de 1991, p. 135 a 190.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1983.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3ª ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1992.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p. 152 a 180.
SCHERER-WARREN, Ilse e LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn. Um panorama dos estudos sobre os movimentos sociais e a participação no Brasil. In: SCHERER-WARREN, Ilse e LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn (orgs.). Movimentos sociais e engajamento político: trajetórias e tendências analíticas. Florianópolis: UFSC, 2015, p. 13 a 42.
SEVERINO, A. J. Filosofia e educação: construindo a cidadania. São Paulo: Editora FTD, 1994.
SORJ, Bernardo. Sociedades civis e relações Norte-Sul: ONGs e dependência. Trad. de Plínio A. Dentzien, Rio de Janeiro, Working paper 1 do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, novembro de 2005. Disponível em: <http://www.bernardosorj.com/pdf/Sorj_Artigo.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2016
STUDENTS FOR LIBERTY. Home. 2018. Disponível em: (https://www.studentsforliberty.org/about/. Acesso em: 14 dez. 2018.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
TOURAINE, Alain. Os movimentos sociais. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. de S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1977, p. 335-362.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofia da praxis. Trad. de Luiz Fernando Cardoso. 2ª edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.