Desafios da didática diante das políticas de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.36Palavras-chave:
Desafios. Didática. Políticas de InclusãoResumo
Neste artigo o objetivo é discutir questões sobre a educação inclusiva levantadas por docentes de escolas públicas de oito municípios do Estado do Pará, e mediante essas questões, apresentar os desafios da didática no processo de inclusão escolar, na medida em que a didática tradicional voltada ao “aluno padrão”, centrada no conteúdo escolar, universalista e monocultural, não dá conta para trabalhar com as diferenças, sendo a própria didática colocada em questão. Trata-se de um recorte de duas pesquisas qualitativas realizadas em municípios do Estado do Pará. A primeira concluída em 2012, envolvendo pesquisadores da UEPA, UFPA e UFOPA, em 08 municípios do Pará: Belém, Ananindeua, Marituba, Marabá, Santarém, Barcarena, Tucuruí e Altamira. A segunda, concluída em 2014, com pesquisadores da UEPA e da UFPA, em dois municípios: Belém e Marabá. Entre os procedimentos metodológicos realizados estão: entrevistas semiestruturadas com gestores da escola e da Educação Especial, coordenadores/assessores pedagógicos e professores da sala comum e de salas de recursos multifuncionais (primeira pesquisa) e técnica de grupo focal com professores de salas de recursos multifuncionais e técnicos (segunda pesquisa), levantamento bibliográfico e documental sobre o tema de estudo. A análise dos dados foi efetivada por meio de categorizações analíticas e temáticas com base na Análise de Conteúdo. Nas duas pesquisas foram realizados procedimentos éticos. Entre os desafios da didática para a inclusão escolar destaca-se lidar com a heterogeneidade superando a lógica da homogeneidade.
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