Paradigmas nacionalistas e concepções acerca da educação no Brasil: cientificismo, nacionalismo e ciências normativas para a ordem e o progresso (Nationalist paradigms and conceptions about education in Brazil: scientism, nationalism and normative sciences for order and progress)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.358Palavras-chave:
Educação. Paradigmas. Sociologia. Cientificismo.Resumo
Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica. No texto se afirma que no Brasil do século XX, o debate entre intelectuais sobre proposições acerca do Estado e das políticas educacionais, no período da gênese republicana, era orientado para a busca do que foi denominado “modernização da Nação”. À direita do espectro político, estes debates propiciaram manifestações marcadas por influências de concepções conservadoras e liberais, entretanto, as polêmicas e projetos sobre a educação nacional aqui se concretizaram em paradigmas também de fundamentos organicistas e cientificistas. Estas concepções sobre educação, sociedade e política receberam grande influência do positivismo e do funcionalismo, marcando as proposições sobre a educação no Brasil sob uma perspectiva instrumental para a orientação de condutas normatizadas para a propalada “ordem e o progresso”.Referências
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