Reflexões sobre a natureza humana na obra de Vigotski (Reflections on human nature in Vygotsky's work)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.284Palavras-chave:
Vigotski. Natureza humana. Materialismo histórico-dialético.Resumo
A teoria de Vigotski contribui para a compreensão de uma natureza humana construída na relação dialética entre as propriedades biológicas do ser humano e o contexto social em que vive. A apropriação-objetivação do legado histórico-cultural da humanidade é condição necessária para o desenvolvimento pleno das funções psicológicas superiores especificamente humanas e a educação é responsável pela garantia deste processo. O entendimento sobre o desenvolvimento do psiquismo na perspectiva de Vigotski está intrinsecamente ligada à sua herança teórica de pressupostos marxistas. Este trabalho objetiva traçar um breve panorama das implicações marxistas para a compreensão da realidade e da natureza humana que influenciaram o trabalho de Vigotski, assim como elucidar alguns pontos principais de sua teoria que contribuem para o entendimento da natureza humana, de suas características específicas e do que o autor compreende como processo educativo. Uma aplicação adequada da teoria vigotskiana na área da Educação não pode ignorar os pressupostos filosóficos e epistemológicos de sua obra e seu esforço para a formação de um indivíduo que atinja pleno desenvolvimento intelectual, livre das amarras alienantes da sociedade capitalista, e apto a desvelar e transformar sua realidade.Referências
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
ELHAMMOUMI, M. O paradigma da pesquisa histórico-cultural de Vygotsky: a luta por uma nova psicologia. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 25-36.
FACCI, M. G. D. Para além do escolanovismo em Vigotski: compreendendo o trabalho do professor na obra Psicologia Pedagógica. In: FACCI, M. G. D.; TULESKI, S. C.; BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a Psicologia e a Educação. Maringá: Eduem, 2009. p. 87-106.
FACCI, M. G. D. Vigotski e o processo ensino-aprendizagem: a formação de conceitos. In: MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (Orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p. 123-148.
KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos, v. 23).
LEFEBVRE, H. Marxismo: uma breve introdução. Porto Alegre: L&PM, 2016. (Coleção L&PM Pocket, v. 784).
MARTINS, L. M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016a. p. 103-121.
MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016b. p. 13-34.
MARTINS, S. T. F. Aspectos teórico-metodológicos que distanciam a perspectiva sócio-histórica vigotskiana do construtivismo piagetiano. In: MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (Orgs.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p. 27-48.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. s/d. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/tme_13.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2018.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stimer, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
PASQUALINI, J. C. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 63-90.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 5).
TULESKI, S. C. Em defesa de uma leitura histórica da teoria vigotskiana. In: FACCI, M. G. D.; TULESKI, S. C.; BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a Psicologia e a Educação. Maringá: Eduem, 2009. p. 35-62.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988. p. 103-117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.