Reflexões sobre a formação inicial de docentes em educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.272Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos – EJA. Formação inicial de professores. Sentidos do ser professor.Resumo
Este texto reflete sobre os sentidos da formação inicial de professores da EJA, com base na experiência de estágio de estudantes de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Diante da pouca oferta pública de anos iniciais na modalidade, desenvolveu uma atividade de Extensão, como campo de estágio, denominada: Oficinas de alfabetização e letramento - EJA. Nesse contexto, efetivaram-se as práticas pedagógicas, a partir de princípios advindos da própria EJA, como nos apontam Arroyo (2006) e Dresch (2012). Sob o olhar da Pesquisa Qualitativa em Educação, aplicou-se questionário organizado de forma semiestruturada, objetivando-se buscar compreender os sentidos e significados da formação inicial. Como principais resultados, destacam-se sentidos e sentimentos permeados por uma série de conflitos. Além de críticas que fazem à própria formação, pairam, nos pronunciamentos das acadêmicas, sentidos de um bem-estar e uma satisfação em ocupar o lugar de ser professor (a) da EJA.
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