Educação de jovens e adultos e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.260Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Direito à educação e à diferença.Resumo
O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana articulado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) emerge como uma perspectiva complexa que caminha em direção à criação e recriação de práticas educativas. Neste artigo, buscamos focalizar marcos político-legais voltados para promover a Educação das Relações Étnico-Raciais nessa modalidade de ensino. Constata-se que a existência desses marcos resulta do protagonismo do movimento social negro. As ações sociopolíticas realizadas historicamente por esse ator social são aqui entendidas como matriz de conhecimento. Levando em consideração alguns dos princípios extraídos dessa matriz, notabiliza-se como central o entendimento referente às especificidades de gênero, classe, étnico-raciais, etárias, entre outras, dos sujeitos jovens, adultos e velhos. Nessa perspectiva, a luta pelo direito à educação está intrinsecamente relacionada à luta pelo direito à diferença.
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