A formação profissional em Serviço Social: apontamentos sobre a qualidade do ensino a distância

Autores

  • Luciene Araújo http://orcid.org/0000-0002-1509-8587
  • Gilcélia Góis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Mariana Gama e Silva
  • Francisca Tayane Ferreira Freire

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.255

Palavras-chave:

Ensino Superior. Educação a Distância. Serviço Social.

Resumo

Neste artigo, procuramos retratar sobre a atual política educacional de ensino superior no Brasil, objetivando discorrer sobre os rebatimentos desta política na formação profissional de assistentes sociais pela modalidade de Educação a Distância (EaD). Para tanto, utilizamos de uma revisão de literatura para apreender o assunto, embasando-se em teóricos como Pereira (2009), Libâneo (2012) e escritos do conjunto CFESS/CRESS (2001, 2014). A partir disto, é possível afirmar que esta modalidade de ensino se constitui em mais uma estratégia do capital para consolidar a mercantilização e desmonte da política pública de educação, negando o direito à educação superior gratuita e de qualidade, sendo alvo de severas críticas realizadas pelas entidades de Serviço Social, uma vez que acarreta o escamoteio de um processo educacional crítico, rebatendo diretamente na atuação profissional.

Biografia do Autor

Luciene Araújo

Bacharela em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas (GEPP/UERN).

Gilcélia Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN.Tem formação em Serviço Social, atuando principalmente nas seguintes temáticas: desenvolvimento rural, formação profissional e Serviço Social, politicas públicas, avaliação e Direitos sociais.

Mariana Gama e Silva

Bacharela em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisca Tayane Ferreira Freire

Bacharela em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Araújo, L., Góis, G., e Silva, M. G., & Ferreira Freire, F. T. (2018). A formação profissional em Serviço Social: apontamentos sobre a qualidade do ensino a distância. Crítica Educativa, 3(3), 278–291. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.255