Formação de Jovens e Adultos trabalhadores no sistema educacional brasileiro: percursos da EPT e da EJA

Autores

  • Paula Rochele Silveira Becher
  • Roselene Moreira Gomes Pommer

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.237

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos. Ensino integrado.

Resumo

O presente artigo aborda aspectos históricos referentes à organização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, relacionando sua trajetória à Educação de Jovens e Adultos e à organização social do mundo do trabalho, destacando, especialmente a partir da organização das políticas públicas educacionais brasileiras, alguns dos desafios e possibilidades impostos a estas modalidades educacionais. As reflexões aqui apresentadas são recortes da dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, intitulada “O Ensino de História no PROEJA: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral”. A partir da legislação e bibliografias pertinentes, é possível observar os diferentes ideários que disputam espaço na organização da educação profissional de jovens e adultos trabalhadores. Também se evidencia o longo caminho a ser percorrido para que as políticas públicas voltadas a essas modalidades sejam ampliadas, buscando suprir as demandas existentes a partir das necessidades concretas do público que as acessa. 

Biografia do Autor

Paula Rochele Silveira Becher

Pesquisadora e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM. Licenciada e Bacharel em História - UFSM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Memória, Educação Profissional e Técnica "TÉKHNE", da UFSM. E-mail: chele_becher@yahoo.com.br

Roselene Moreira Gomes Pommer

Doutora em História pela UNISINOS. Professora adjunta do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e do curso de História - Licenciatura Plena e Bacharelado da UFSM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Memória, Educação Profissional e Técnica "TÉKHNE" da UFSM. E-mail: roselenepommer@ctism.ufsm.br

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Silveira Becher, P. R., & Moreira Gomes Pommer, R. (2018). Formação de Jovens e Adultos trabalhadores no sistema educacional brasileiro: percursos da EPT e da EJA. Crítica Educativa, 3(3), 146–159. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.237

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais