Formação de Jovens e Adultos trabalhadores no sistema educacional brasileiro: percursos da EPT e da EJA
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.237Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos. Ensino integrado.Resumo
O presente artigo aborda aspectos históricos referentes à organização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, relacionando sua trajetória à Educação de Jovens e Adultos e à organização social do mundo do trabalho, destacando, especialmente a partir da organização das políticas públicas educacionais brasileiras, alguns dos desafios e possibilidades impostos a estas modalidades educacionais. As reflexões aqui apresentadas são recortes da dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, intitulada “O Ensino de História no PROEJA: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral”. A partir da legislação e bibliografias pertinentes, é possível observar os diferentes ideários que disputam espaço na organização da educação profissional de jovens e adultos trabalhadores. Também se evidencia o longo caminho a ser percorrido para que as políticas públicas voltadas a essas modalidades sejam ampliadas, buscando suprir as demandas existentes a partir das necessidades concretas do público que as acessa.
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