Editorial - Ciência e educação em risco de sobrevivência no Brasil (Editorial - Science and education at risk of survival in Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.226Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Este Editorial da Crítica Educativa, v. 3, n. 1, relativo ao 1º sem. 2017, apresenta uma crítica a atual situação da ciência e da educação no âmbito nacional, as quais estão em risco de sobrevivência no Brasil pelas temerosas gestões do governo Temer, que é articulado pela mesma lógica política neoliberal de muitos governos estaduais.
Referências
DAGNINO, Renato. O corte de recursos para a C&T e a “Marcha pela Ciência”. GGN, 21/04/2017. Disponível em: <http://jornalggn.com.br/noticia/o-corte-de-recursos-para-ct-e-a-%E2%80%9Cmarcha-pela-ciencia%E2%80%9D-por-renato-dagnino>. Acesso em: 02/08/2017.
DAVIDOVICH, Luiz. Presidente da academia de ciências diz que cortes geram êxodo de cérebros, congelam pesquisas e 'penalizarão' Brasil por décadas. G1, 11/07/2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/presidente-da-academia-de-ciencias-diz-que-cortes-geram-exodo-de-cerebros-congelam-pesquisas-e-penalizarao-brasil-por-decadas.ghtml>. Acesso em: 02/08/2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. Polêmica com os ocupantes do MEC. Avaliação Educacional - Blog do Freitas, 25/05/2016. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2016/05/25/polemica-com-os-ocupantes-do-mec/>. Acesso em: 07/08/2017.
PENSAR A EDUCAÇÃO. Editorial - Ciência e Tecnologia: crônica de um desastre anunciado!, 11/08/2017. Disponível em: <http://pensaraeducacao.com.br/jornal/ciencia-e-tecnologia-cronica-de-um-desastre-anunciado/?utm_source=PEPB+-+M&utm_campaign=ed871f866c-EMAIL_CAMPAIGN_2017_08_11&utm_medium=email&utm_term=0_51535e4216-ed871f866c-239812869>. Acesso em: 11/08/2017.
SAVIANI, Dermeval. A crise política atual: uma grande farsa. Avaliação Educacional - Blog do Freitas, 02/04/2016. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2016/04/02/saviani-e-golpe-sim/>. Acesso em: 07/08/2017.
TRUZ, Igor. Fapesp rebate Alckmin e diz que 'ciência deve tornar pessoas mais sábias'. Painel Acadêmico. 28/04/2016. Disponível em: <http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/6454-fapesp-rebate-alckmin-e-diz-que-ciencia-deve-tornar-pessoas-mais-sabias>. Acesso em: 04/08/2017.
VEIGA, João Marcos. O risco ao financiamento de bolsas pelo CNPq e o sucateamento da pesquisa brasileira. ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), 09/08/2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/o-risco-ao-financiamento-de-bolsas-pelo-cnpq-e-o-sucateamento-da-pesquisa-brasileira. Acesso em: 03/08/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.