Ética em pesquisa: implicações para a educação superior

Autores

  • Antonio Bosco de Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.21

Palavras-chave:

Ética. Pesquisa em Educação. Educação Superior.

Resumo

A ética, como movimento histórico, é resultado de combinações, negociações, disputas de projetos, enfim, de integração entre entes com divergências e diversidades. Nos últimos anos, o tema tem sido recorrente na educação superior, quando se trata da pesquisa e da sua submissão ao parecer de comissões de éticas instaladas em todos os territórios do Brasil. Problematizamos aqui a concepção de ética, a partir de uma perspectiva sociológica, relatando o movimento sobre os comitês na década de 2010 e suas influências nas orientações sobre a pesquisa, a elaboração e a divulgação de conhecimentos.

Biografia do Autor

Antonio Bosco de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Educação pela PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPGE). Pesquisador FAPEMIG.

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Publicado

2015-10-12

Como Citar

Lima, A. B. de. (2015). Ética em pesquisa: implicações para a educação superior. Crítica Educativa, 1(1), p.8–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.21

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais