Ensino infantil: reflexões sobre a periodização como núcleo da organização do trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.202Palavras-chave:
Aprendizagem. Desenvolvimento Psíquico Infantil. Ensino Infantil.Resumo
O presente texto de cunho bibliográfico resulta de reflexões do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE- UEM) e se trata de um estudo parcial da pesquisa de mestrado: “Organização do ensino pré-escolar: o que dizem as pesquisas da teoria histórico-cultural?”. Nossa intencionalidade aqui é a de socializar/mobilizar discussões sobre encaminhamentos para o ensino infantil, assumindo a defesa da periodização do desenvolvimento infantil enquanto núcleo da organização do trabalho pedagógico às crianças pequenas. Ancora-se em autores que compõem a Teoria Histórico-Cultural e se destina aos profissionais da educação que atuam em instituições educativas de ensino infantil, que buscam instrumentos para oportunizarem vivências promotoras de aprendizagens que libertem, desde a infância, os indivíduos da lógica neoliberal impregnada na educação básica. Nessa ótica, a Educação Infantil necessita urgentemente desenvolver trabalhos educativos que privilegiem a criança de forma plena.
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