Formação de professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos: reflexões para serem compartilhadas

Autores

  • Marli Pardo Legemann Oliveira Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.16

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores. Processos de Ensino e de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo pretende apresentar de forma sintética alguns dos resultados e reflexões originados de um projeto de intervenção realizado junto a um grupo de professores da educação de jovens e adultos. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores alfabetizadores da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A intervenção justificou-se devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação participante e as entrevistas semiestruturadas. Foi possível perceber que a constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula. Nesse sentido, o objetivo geral desse projeto de intervenção foi atendido, o espaço de interlocução foi constituído e as ações tiveram continuidade.

Biografia do Autor

Marli Pardo Legemann Oliveira, Unipampa

Possui graduação em Pedagogia:Magistério e Orientação Educaional pela universidad Católica de Pelotas.Atualmente é Orientadora Educaional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Pelotas.Tem experiência como docente nos anos iniciais e na área de orientação educacional no contexto de ensino básico, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mestre em Educação: Mestrado Profissional em Educação - UNIPAMPA- Jaguarão/RS

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Oliveira, M. P. L. (2016). Formação de professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos: reflexões para serem compartilhadas. Crítica Educativa, 2(1), p.129–142. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.16

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais