Políticas públicas em educação aberta e a distância: uma abordagem em nível superior no Brasil

Autores

  • Fabiano Lemos Pereira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fernanda Campos Junqueira
  • Antonio José Marinho Ribeiro Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.12

Palavras-chave:

Educação Aberta. Educação a Distância. Políticas públicas em educação. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O trabalho analisa o conceito e os paradigmas que envolvem a educação aberta à luz da Universidade Aberta do Brasil (UAB), seu contexto de desenvolvimento e finalidades, a partir da crítica calcada em Silva (2013). Criada em 2005 para expandir a educação superior no interior do Brasil, inspirou-se no padrão espanhol (UNED) e na Telé-Université de Quebec, Canadá, embora o modelo mundial seja a Open University of United Kingdom (OUUK). Na literatura sobre EaD há vasto material sobre docência e formação de professores, além de reflexões sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s) e redes sociais. Mas há poucos textos que aprofundam o conceito de educação aberta e sua política pública. Os aspectos relativos à implementação da UAB considerados foram: municípios contemplados, IDH-E, distribuição e tipos de cursos por região. Os resultados sugerem que a UAB não se adequa ao conceito definido de educação aberta, pois na produção do conhecimento não há abertura e flexibilidade, não se pauta no gerenciamento das escolhas e nem nas referências dos paradigmas que delineiam o seu conceito.

Biografia do Autor

Fabiano Lemos Pereira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ);

Mestre em Música pela UFRJ e Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

Especialista em Educação a Disância pelo SENAC/RJ. 

Tutor a distância da Universidade de Brasília (UnB).

Fernanda Campos Junqueira

Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Especialista em Pós-graduação, Planejamento e Implementação pela Unversidade Federal Fluminense (UFF);

Professora do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB) e Tutora de ensino a distância da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Antonio José Marinho Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Gestão de Ciência e Tecnologia pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);

Especialista em administração pela Universidade Castelo Branco (UCB) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal Fluminense (UFF);

Analista de Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pereira, F. L., Junqueira, F. C., & Ribeiro, A. J. M. (2016). Políticas públicas em educação aberta e a distância: uma abordagem em nível superior no Brasil. Crítica Educativa, 2(1), p.160–177. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.12

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais