Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado (Teacher´s working in group: the concept revisited)

Autores

  • Adriana Alves Fernandes Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriana Varani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.105

Palavras-chave:

Trabalho coletivo docente. Formação de professores. Condições de trabalho pedagógico.

Resumo

O presente texto objetiva, fundamentalmente, abordar reflexões sobre o conceito de trabalho coletivo docente, a partir do tratamento deste tema. A configuração da escritura na seguinte ordem - sobre o conceito de trabalho coletivo e posteriormente trabalho coletivo docente – favoreceu a análise do tema de modo problematizado para compreender seus diferentes arranjos na prática pedagógica, no interior da escola. O trabalho coletivo, na perspectiva aqui investigada, é entendido como uma atividade humana por natureza, fruto das interações e cooperação entre os sujeitos, além de ser um elemento que interfere na qualidade da ação pedagógica. Nesse sentido, a sua valorização está ligada à necessária reflexão sobre as condições materiais da ação do professor, bem como às características presentes no cotidiano e que o constitui.

Biografia do Autor

Adriana Alves Fernandes Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professsora Adjunta II na UFRRJ. Doutora em Educação 9 Unicamp)

Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

ARROYO, M. Revendo os vínculos entre trabalho e educação: elementos materiais da formação humana. In: SILVA, T. T. da. Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

BOY, L. C. G.; DUARTE, A. M. C. A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4 (2), p. 84-102, out.-dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/05.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2017.

CHALUH, L. N. Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 207-223, mai.-ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n2/v21n2a13>. Acesso em: 23 abr. 2014.

CUNHA, R.C. O.B.; OMETTO, C. B. de C. N.; PRADO, G. do Val T. Trabalho coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores. Revista de Educação PUC-Campinas. Campinas, v. 18 (2), p. 171-179, maio/agosto. 2013. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2026>. Acesso em: 02 jul. 2017.

DE ROSSI, V. L. S. de. Gestão do Projeto Político-Pedagógico: entre corações e mentes. São Paulo: Moderna, 2004.

ELLIOT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1990.

ENGUITA, M. F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. In: Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 4, 1991.

FIORENTINI, D. Investigar e aprender em comunidades colaborativas de docentes da escola e da universidade. In: TOMMASIELLO, M.G.C.; MARIN, A. J.; PIMENTA, S.G.; CARVALHO, L.M.; FUSARI, J. C. (Org.). Didática e práticas de ensino na rea-lidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ª ed. Arara-quara-SP: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 1, p. 239-252.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (orgs.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.

FREINET, Celestin. Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FULLAN, M. y HARGREAVES, A. Hay algo por lo que mereza la pena luchar en la escuela? Sevilla: Publicaciones M. C. E. P., 1997. (Coleccíon Ideologia, Pensamiento y Educación)

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA. Galhos e Penas: uma reflexão crítica sobre um projeto de reconstrução da escola pública brasileira. Revista Educação, n. 06, ano III, Faculdade de Educação/PUC-Campinas, 1999.

GERALDI, C. M. G.; MESSIAS, M. G. M. e GUERRA, M. D. S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: C. M. G. GERALDI; D. FIORENTINI e E. M. A. PEREIRA (orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado de Letras e ALB, 1998, p. 237-274.

HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-Moderna. Portugal: McGraw-Hill, 1998.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1998.

HYPOLITO, Á. M. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. In: Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da nossa época; v. 77)

KEMMIS, S. L'educació del professor i el desenvolupament de comunitats crítiques de professors. In: Crítica de la pedagogia e pedagogia crítica - textos per al debat, Valencia: Federació MRPs del Pais Valencia, 1992. (Colecció Espais Crítics)

LAZZARATO, M., NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LINHARES, C. F. S. Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2002.

MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política. Rio de Janeiro: Civilização Bra-sileira, 1980. (Livro Primeiro, v. 1)

OLIVEIRA, M. K. de O. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1993.

PESSANHA, E. C. Ascensão e queda do professor. São Paulo: Cortez, 1997.

PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2005.

VARANI, A. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existência docente na descontinuidade das políticas educacionais. Tese Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

VICENTINI, A. A. F. O trabalho coletivo docente: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Universidade Estadual de Campinas. Dissertação de Mestrado, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZEICHNER, K. M. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1995, p. 115-138.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

Costa, A. A. F., & Varani, A. (2017). Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado (Teacher´s working in group: the concept revisited). Crítica Educativa, 3(1), 50–66. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.105