EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id625Resumo
Este artigo centra-se nas análises das atividades de pesquisa, produções bibliográficas, ações educativas nos diferentes níveis de ensino e formação de professores e gestores de escolas promovidas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir do eixo Educação Antirracista. Busca-se compreender as atuações do eixo na possibilidade de superação das desigualdades sociais, culturais, étnicas e raciais, no fortalecimento das identidades e na valorização da diversidade numa perspectiva de igualdade de diferenças. O estudo enquadra-se na abordagem qualitativa e na metodologia comunicativa que busca cruzar dados científicos sobre as produções bibliográficas concernentes ao tema e as ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos. Os resultados indicam a existência de produções de impacto e relevância científica, apresentam revisões teóricas e conceituais, evidências de ações de transformação educativa e social a partir das comunidades de aprendizagem, das atuações educativas de êxito (AEE) e das formações de professores. E revela, ainda, a necessidade de oferta de formação sistemática acerca da educação antirracista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.