O PASSADO NOS CONDENA?
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id472Resumo
Nesta carta pedagógica proponho-me dialogar com os cidadãos e cidadãs do Brasil. Escrevo a carta com o objetivo de realizar um debate sobre o que ocorre no Brasil da atualidade. Dormimos esperança e acordamos fragmentação e despolitização. Retomo os conceitos de cidadania e democracia no Brasil considerando três aspectos descritos por José Murilo de Carvalho. A escravidão, o latifúndio e a falta de direitos sociais são heranças colonias que perduram até hoje como aspectos centrais na história da constituição da cidadania brasileira. Por último, nesta carta pedagógica aos cidadãos brasileiros, apresento debate que reflete a dimensão da conjuntura na qual o Brasil está inserido neste momento.
Palavras-chave: Cidadania; democracia; esperança
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.