A pesquisa aplicada com intervenção em um programa de mestrado profissional em educação: implicações na profissionalidade docente (The research applied with intervention in a program of professional master in education: implications in teaching professionalism)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.325Palavras-chave:
Mestrado profissional em educação. Pesquisa aplicada com intervenção. Profissionalidade docente. Ação-reflexão-ação.Resumo
O mestrado e o doutorado profissional em educação, segundo a Portaria n. 389 do Ministério da Educação (MEC), têm o objetivo de capacitar profissionais para o exercício da prática profissional, objetivando atender demandas sociais, organizacionais, profissionais e do mercado de trabalho; oferecer conhecimento para a sociedade. Diante disso, este texto tem por objetivo apresentar o que diferentes autores entendem por pesquisa aplicada em Programas de Mestrado e de Doutorado Profissional em Educação, como nossa universidade a tem realizado, com foco na intervenção, e sua implicação na profissionalização docente. O problema de pesquisa que norteia esse texto é: como a pesquisa aplicada com intervenção no Programa de Mestrado Profissional em Educação de nossa instituição tem favorecido a profissionalidade docente? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e os procedimentos de coleta de dados se pautaram nos resultados das dissertações defendidas e em trabalhos orientados por esta pesquisadora, os quais apontaram a ressignificação das práticas pedagógicas adotadas nas escolas, uma vez que a pesquisa aplicada analisa as problemáticas que emergem no cotidiano favorecendo o diálogo entre a equipe escolar na perspectiva da ação-reflexão-ação.
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