Competência técnica e compromisso político: como confrontar o demônio de Maxwell? (Technical competence and political commitment: how to confront the Maxwell’s demon?)

Autores

  • Allan André Lourenço Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.205

Palavras-chave:

Educação escolar. Formação de professores. Neoliberalismo. Reprodução Social. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

As íntimas afinidades entre o modelo econômico neoliberal com as escolas estatais brasileiras (e, mais especificamente, as paulistas) tem se sublinhado de modo cada vez mais expressivo. Como consequência, atenuam-se os movimentos de reprodução social provocados pelo sistema escolar, cristalizando cada vez mais as desigualdades sociais entre os diversos estratos da sociedade e impossibilitando a concretização de uma escola verdadeiramente pública e democrática. Contudo, podem-se elencar alternativas realistas para a superação desse processo de reprodução social, através de uma pedagogia histórico-crítica que dê primazia tanto para a competência técnica quanto para o compromisso político dos professores atuantes no sistema de ensino.

Biografia do Autor

Allan André Lourenço, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduado em Ciências Sociais pela PUC-Campinas. Membro do grupo de pesquisa "Ética, política e religião: questões de fundamentação" da PUC-Campinas. E-mail: allan.al@outlook.com.br

Referências

ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-232.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11 ed. Campinas: Papirus, 2011.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOURDIEU, P. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BOURDIEU, P. (coord.). A miséria do mundo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

BRESSER-PEREIRA, L. C. A crise da América Latina: consenso de Washington ou crise fiscal? Pesquisa e planejamento econômico, n. 21, v. 1, 1991, p. 3-23.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: Martins L. M. (Org.); DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora Unesp, 2010, p. 36-49.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21 ed. São Paulo: Loyola, 2006.

MELLO, G. N. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Autores Associados, 1982.

SALA, M. Alienação e emancipação na transmissão do conhecimento escolar: um esboço preliminar. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora Unesp, 2010. p. 83-97.

SANFELICE, J. L. Da escola estatal burguesa à escola democrática e popular, considerações historiográficas. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 89-106.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

Lourenço, A. A. (2017). Competência técnica e compromisso político: como confrontar o demônio de Maxwell? (Technical competence and political commitment: how to confront the Maxwell’s demon?). Crítica Educativa, 3(1), 19–33. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.205