https://criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/issue/feedCrítica Educativa2023-11-30T11:49:28+00:00Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayamacriticaeducativa.ufscar@gmail.comOpen Journal Systems<div><strong><em>Crítica Educativa</em></strong> é um periódico articulado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar <em>Campus</em> Sorocaba (PPGEd). Aberto à comunidade acadêmica nacional e internacional, <strong><em>Crítica Educativa </em></strong>tem como objetivo possibilitar a publicação de trabalhos que contribuam com o desenvolvimento científico, com a atualização do conhecimento e sua difusão na área da educação.</div> <div> </div>https://criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/672A temática ambiental e a literatura infantil contemporânea: que relações com a natureza estão postas? 2023-11-30T11:49:28+00:00Gabriella Pizzolante da Silvagabi.pizzolante@ufscar.brCarolina Rodrigues de Souzacarolinasouza@ufscar.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo proposto tem por objetivo levantar reflexões teóricas</span> <span style="font-weight: 400;"> sobre a veiculação, nos livros infantis, de discursos que sustentam uma espécie de pedagogização do contato com a temática ambiental. Com caráter instrumentalizado, didatizado e moralizante, essa literatura se preocupa, majoritariamente, em prescrever às crianças maneiras de ser, estar e agir no mundo, marcado atualmente pela ideia de crise ambiental. Nesse sentido, é uma literatura que busca produzir subjetividades coletivas homogeneizadas e não permite forjar outros e novos territórios existenciais. Em outra direção, a partir de nova lógica ecosófica, apresenta-se aqui a possibilidade da literatura infantil enquanto arte, provocadora de potentes experiências infantis, cuja centralidade esteja na própria infância. </span></p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Crítica Educativa